Altas Habilidades ou Superdotação: Diálogos interdisciplinares
Apresentação
A temática de altas habilidades ou superdotação continua sendo um
desafio para educadores, profissionais, familiares e para os próprios indivíduos
que se destacam pelo elevado potencial em comparação aos seus
semelhantes de mesma faixa etária.
Há de se dar ênfase, nos últimos anos, à gigante contribuição da
difusão do conhecimento científico sobre as altas capacidades humanas.
Isso, certamente, tem impacto no reconhecimento de características sobre
essa população, visto que não se trata de um fenômeno raro, como muitos
ainda insistem em pensar.
No Brasil, há muitos desafios a serem enfrentados para que os indivíduos
com altas habilidades ou superdotação sejam acolhidos em todos
os seguimentos da sociedade, principalmente porque consideramos que
ainda não há, no país, uma compreensão do valor que essas pessoas podem
representar para o bem-estar coletivo, o avanço científico e tecnológico, a
liderança responsável e ética e a criação artística que engradece o humano
e embeleza a humanidade.
Diante disso, esta obra que ora organizamos chega ao mercado editorial
brasileiro com a intenção de levar o leitor a construir uma leitura
dialógica e interdisciplinar sobre essa temática, tendo em vista que alguns
capítulos tratam de temas que não somente perpassam o âmbito educacional,
mas também vão além dele, tais como o desenvolvimento da carreira
profissional, a neurobiologia das altas habilidades ou superdotação e a migração
de talentos.
Com o intuito de contribuir, então, para a disseminação do conhecimento,
esta obra foi pensada para levar os leitores a refletirem sobre as
altas habilidades ou superdotação a partir de diferentes perspectivas, que
vão de uma abordagem conceitual neurobiológica das altas habilidades ou
superdotação às práticas educacionais que vêm sendo experienciadas, desde
a infância até a fase adulta, em território brasileiro.
Enquanto organizadoras, nós temos a satisfação de lançar este compilado
de ideias e experiências de vários autores nacionais e de três pesquisadores
internacionais (espanhol, norte-americano e português), renomados
da área, que, gentilmente, nos ofertaram seus conhecimentos e anos
de investigação sobre assuntos relevantes, tais como a criatividade, o baixo
desempenho acadêmico e o desenvolvimento da carreira profissional de
estudantes com altas habilidades ou superdotação. Tivemos o cuidado de
10
Rosemeire de Araújo Rangni, Josilene Domingues Santos Pereira e Fabiana Oliveira Koga (Orgs.)
colocar os textos originais em espanhol e inglês, assim como as traduções
(autorizadas pelos autores) para a Língua Portuguesa, visando aos leitores
brasileiros que não leem esses idiomas.
Esperamos que desfrutem da leitura!
Rosemeire de Araújo Rangni
Fabiana Oliveira Koga
Josilene Domingues Santos Pereira
Outubro/2022